Este pretende ser um "espaço" público de partilha de ideias, um espaço de comunicação...

01
Jan 11

De acordo com um Relatório citado pelo Jornal de Notícias de 1/1/2011, "Os alunos portugueses são incapazes de estruturar um texto ou de explicar um raciocínio básico. "(sublinhado nosso)

Ainda de acordo com a referida notícia, "As conclusões são do Relatório 2010 do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) e traçam um quadro preocupante quanto às capacidades dos estudantes entre os 8.º e 12.º anos para expressarem por escrito ideias ou conhecimentos adquiridos nas aulas.

A equipa do GAVE avaliou o conhecimento de alunos de 500 escolas secundárias e em 1200 do 3.º Ciclo, nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Matemática A, Física, Química A, Biologia e Geologia."

Sabendo que a Lógica Filosófica é a disciplina que trata da "inferência correcta", é a "ciência que investiga os princípios gerais do pensamento válido", ou ainda, "é a análise dessa parte do raciocínio que depende da maneira como as inferências são formadas" e "determina quais as formas correctas de raciocínio", não seria pertinente reavaliar o seu papel nos ensinos Básico e Secundário? 

 

publicado por Carlos João da Cunha Silva às 23:45

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Filosofia
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO