Este pretende ser um "espaço" público de partilha de ideias, um espaço de comunicação...

13
Mar 09

A Resposta do Filósofo Alemão, Kant

Para Kant, tanto as sensações como a razão tinham um papel importante no nosso conhecimento do mundo. Kant está de acordo com os empiristas ao defender que todo o conhecimento principia na experiência mas defende que na nossa razão, na nossa mente, também existem condições importantes para o modo como vemos o mundo. Essas condições não só antecedem os dados da experiência como os tornam possíveis.

Supondo que usamos uns óculos vermelhos, tal facto condiciona o que vemos: passamos a ver tudo vermelho. Assim, se o que vemos é parte de um mundo objectivo exterior a nós, sujeitos, o modo como o vemos está relacionado com as lentes que são as condições subjectivas, a priori, do conhecimento.

Mas será o mundo, em si mesmo, vermelho?

 

publicado por Carlos João da Cunha Silva às 21:05

eu sei que nao encaixa aqui, mas gostaria de aqui deixar este texto:

Um velho sábio índio da tribo Cherokee ensinava seus netos sobre a vida...

Ele dizia aos pequenos: "Uma grande luta está sendo travada nesse exato instante dentro de mim. É uma luta terrível entre dois lobos".

"Um dos lobos é mau - ele é medo, raiva, inveja, decepção, arrependimento, ganância, arrogância, auto-piedade, culpa, ressentimento, complexo de inferioridade, mentiras, orgulho, senso de superioridade e ego."

"O outro lobo é bom - ele é alegria, paz, amor, esperança, bondade, serenidade, humildade, benevolência, amizade, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé. Esta mesma luta está sendo travada dentro de cada um de vocês e dentro de todas as outras pessoas também."

As crianças refletiram sobre o que ouviram durante alguns minutos e, então, um deles perguntou seu avô:

"Mas qual lobo vencerá a luta?"

E o bom velho respondeu apenas: "Aquele que vocês alimentarem".
AbC a 15 de Março de 2009 às 17:00

Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
14

16
17
19
21

22
23
25
26
28

29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Filosofia
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO