Este pretende ser um "espaço" público de partilha de ideias, um espaço de comunicação...

13
Nov 08

Diz-se que a Filosofia é «o lugar crítico da razão», uma expressão algo pomposa. Mas o que quer isto dizer? Quer dizer que em Filosofia, (...) se exige aos estudantes que tomem uma posição crítica - e não apenas que compreendam o que dizem os especialistas, como é comum ao estudar Matemática ou História.

Imaginemos que vamos ao médico porque temos um problema complicado. Tão complicado que exige um estudo muito atento da parte do médico - e talvez diferentes médicos tenham diferentes opiniões sobre o nosso problema. Há dois tipos de reacções do médico que não desejamos. Não queremos que o médico se limite a dizer o que vem nas enciclopédias e livros de medicina; isso poderíamos nós fazer calmamente em casa. Queremos que o médico tome uma posição pessoal: que faça um diagnóstico. Mas também não queremos que tal diagnóstico seja feito na mais completa ignorância da ciência médica e sem qualquer reflexão por parte do médico: para ter palpites desses não iríamos ao médico, pois até o padeiro nos pode dar papites desse género. (...) Queremos uma opinião pessoal, certamente, mas uma opinião profissional, ou seja, uma opinião baseada 1) num conhecimento sólido de medicina e 2) numa reflexão sistemática do médico.

Alguns estudantes ficam surpreendidos quando descobrem que em Filosofia têm de dar a sua opinião, não se tratando apenas de compreender e explicar o que pensam os filósofos. Só que os estudantes têm muitas vezes uma ideia errada do tipo de opinião  que lhes é exigida. (...) No nosso caso, uma opinião é profissional quando se baseia num conhecimento amplo dos problemas, teorias e argumentos da Filosofia relevantes para o tema em causa, e quando resulta de uma reflexão sistemática. Isto não sigifica que não se possa concordar com um dado filósofo em relação a certo aspecto. Significa apenas que, se concordamos com ele, temos de dar razões para isso. E essas razões não podem consistir na mera repetição das razões do filósofo; ao invés, têm de resultar de uma opinião reflectida e têm de ser as nossas razões.

 

in Textos e Problemas de Filosofia, organização de Aires Almeida e Desidério Murcho

 

 

publicado por Carlos João da Cunha Silva às 21:36

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
15

16
21

23
24
28



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Filosofia
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO