Este pretende ser um "espaço" público de partilha de ideias, um espaço de comunicação...

28
Dez 08

 

 

 

Conforme foi oportunamente publicitado, realizou-se, no passado dia 15 de Dezembro do corrente ano de 2008, no auditório da Escola E.B. 2,3/S. de Moimenta da Beira, uma palestra dinamizada pelo professor Tiago Pita, presidente da Assembleia-Geral da Associação de Aconselhamento Ético e Filosófico em Portugal, alusiva ao tema “Para Que Serve a Filosofia?”.

A referida palestra decorreu no âmbito da comemoração do “Dia da Filosofia”.  
Nas suas linhas essenciais, o professor Tiago Pita iniciou a sessão com a divulgação de algum material bibliográfico, específico da temática em análise.
“Da mesma forma que a Medicina de nada serve se não expulsar as doenças do corpo, também a Filosofia de nada serve se não expulsar o sofrimento da mente”, prosseguiu o professor, citando Epicuro. De seguida, apelou no sentido do regresso ao espírito inicial da Filosofia: a teoria deveria aplicar-se a orientar a prática quotidiana e esta deveria esclarecer e actualizar aquela.
Posto isto, referiu alguns focos de atenção da Filosofia, na actualidade, tendo mencionado, nomeadamente, questões de natureza ética, questões relacionadas com o sentido da nossa existência assim como questões de “Vida ou Morte”.
Dada a escassez de tempo disponível e perante um entusiástico auditório constituído, na sua maioria, por alunos da disciplina de Filosofia dos 10.º anos, o orador orientou o seu discurso no sentido de que a Filosofia pode desempenhar um papel útil no aconselhamento, fazendo com que cada sujeito viva melhor. Este aconselhamento é distinto, referiu, do aconselhamento psicológico, psiquiátrico e psicanalítico, na medida em que visa ajudar sujeitos ditos “normais” com problemas “normais”.
Tiago Pita encerrou a palestra identificando domínios de aplicação do aconselhamento filosófico.
Aqui fica o registo, e mais uma vez, do endereço electrónico da Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico:
O Grupo de Filosofia
publicado por Carlos João da Cunha Silva às 00:56

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10

15

21
25
27



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Filosofia
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO