Este pretende ser um "espaço" público de partilha de ideias, um espaço de comunicação...

08
Dez 08

O que torna uma acção moralmente boa? São os seus resultados, as suas consequências ou é a intenção com que é praticada? 

 

Vejamos o seguinte texto que nos permite enquadrar o problema:

 

"O leitor é um cirurgião - e um pouco filósofo. É o chefe de uma equipa de primeira linha de especialistas em transplante de órgãos, com um registo imaculado de resultados de sucesso. Na sua lista de espera encontram-se quatro jovens, todos desesperadamente doentes e a precisarem urgentemente de transplantes sem os quais morrerão em breve. Andrea precisa de um transplante de fígado, Barry de coração, Clarissa de pâncreas e Donald de pulmões. Não existem dadores disponíveis. O leitor está desesperado. Não entrou para a medicina por dinheiro; queria ajudar as pessoas e melhorar as suas vidas, e agora encontra-se diante de quatro jovens que estão a morrer. (...)

Quando está prestes a dizer aos seus pacientes que não há esperança, apercebe-se da entrada do novo recepcionista - por sinal, um jovem, Eric. Sabe, pela sua ficha médica, que é saudável. Os seus olhos adquirem um brilho. Pede a Eric que o acompanhe à sala de cirurgia, para lhe mostrar as instalações, claro, claro... o seu raciocínio silencioso é:

Quero fazer o meu melhor pelo maior número possível de pessoas. Ao matar Eric, tenho a possibilidade de distribuir os seus órgãos pelos jovens Andrea, Barry, Clarissa e Donald, salvando as suas vidas. É verdade, o mundo deixa de ter Eric; isso é mesmo uma triste perda. Mas ganhou as outras quatro vidas. Quatro pelo preço de uma é um óptimo negócio."

 

P- Do ponto de vista moral, será correcta esta acção?

 

CAVE, Peter, Duas Vidas Valem Mais Que Uma? Academia do Livro

 

(Ver Ética)

publicado por Carlos João da Cunha Silva às 00:01

Penso que é uma pergunta muito pessoal, não sei se algum dia era capaz de matar! É verdade que se ele matasse o rapaz salvaria 4 vidas, mas será que ele iria conseguir viver sabendo que tinha "assassinado" uma pessoa!? Para além disso vai contra os seus princípios de médico! E há mais uma questão fundamental nesta acção: " Será que essas 4 pessoas iriam aceitar os orgãos de outra mesmo sabendo que ela tinha sido morta e não foi de livre vontade!?
Mas esta é a minha opinião!!!
EL. S a 14 de Dezembro de 2008 às 12:08

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10

15

21
25
27



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Filosofia
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO