Este pretende ser um "espaço" público de partilha de ideias, um espaço de comunicação...

01
Dez 08

 

"Para Sartre, e para todos os filósofos existencialistas, o homem é um existente em situação. Tem um corpo, um passado, amigos e inimigos, obstáculos perante si etc. Mas, por outro lado, é o homem existente que confere à situação o seu sentido. Por exemplo, um determinista, um "essencialista" pretenderia que os homens se revoltam porque estão numa "situação intolerável". Sartre afirma que nenhuma situação é intolerável em si mesma. É um projecto existencial de revolta que lhe conferiu esse sentido. Projectando as minhas intenções, os meus projectos, sobre a situação actual, faço da situação, qualquer que ela seja, um motivo da minha liberdade. As situações mais dolorosas e mais constrangentes não retiram ao homem a sua condição de existente livre, mas, pelo contrário, evidenciam-na. Sartre dizia em 1945: "Nunca fomos tão livres como durante a ocupação alemã". O paradoxo é só aparente, porque quanto mais uma situação é pressionante, difícil, trágica, mais urgente é a escolha". 

In  Luís Rodrigues e Júlio Sameiro, Introdução à Filosofia, 10.º ano, Vol. 1, Plátano Editora

(Ver Libertarismo ou Libertismo)

publicado por Carlos João da Cunha Silva às 15:35

Olá amigos!
Só agora conheci este vosso trabalho... Quero felicitar-vos não só pelo empenho bem visível na quantidade e diversidade de temas abordados, mas também pelo bom gosto na apresentação do blog (há aqui um bom toque feminino...).
Deixo também uma sugestão: que tal a criação de um cantinho apenas de Humor Philosófico?
Um abraço,
Cristina Machado
Anónimo a 2 de Dezembro de 2008 às 10:38

Olá Cristina,

O grupo de Filosofia agradece o comentário e está receptivo a sugestões. Vamos fazer os possíveis por atender ao pedido sobre o cantinho do humor Philosófico. No entanto, já temos publicado posts que abordam essa temática.

Cumprimentos filosóficos

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10

15

21
25
27



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Filosofia
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO