Este pretende ser um "espaço" público de partilha de ideias, um espaço de comunicação...

01
Dez 08

 

"Para Sartre, e para todos os filósofos existencialistas, o homem é um existente em situação. Tem um corpo, um passado, amigos e inimigos, obstáculos perante si etc. Mas, por outro lado, é o homem existente que confere à situação o seu sentido. Por exemplo, um determinista, um "essencialista" pretenderia que os homens se revoltam porque estão numa "situação intolerável". Sartre afirma que nenhuma situação é intolerável em si mesma. É um projecto existencial de revolta que lhe conferiu esse sentido. Projectando as minhas intenções, os meus projectos, sobre a situação actual, faço da situação, qualquer que ela seja, um motivo da minha liberdade. As situações mais dolorosas e mais constrangentes não retiram ao homem a sua condição de existente livre, mas, pelo contrário, evidenciam-na. Sartre dizia em 1945: "Nunca fomos tão livres como durante a ocupação alemã". O paradoxo é só aparente, porque quanto mais uma situação é pressionante, difícil, trágica, mais urgente é a escolha". 

In  Luís Rodrigues e Júlio Sameiro, Introdução à Filosofia, 10.º ano, Vol. 1, Plátano Editora

(Ver Libertarismo ou Libertismo)

publicado por Carlos João da Cunha Silva às 15:35

Olá amigos!
Só agora conheci este vosso trabalho... Quero felicitar-vos não só pelo empenho bem visível na quantidade e diversidade de temas abordados, mas também pelo bom gosto na apresentação do blog (há aqui um bom toque feminino...).
Deixo também uma sugestão: que tal a criação de um cantinho apenas de Humor Philosófico?
Um abraço,
Cristina Machado
Anónimo a 2 de Dezembro de 2008 às 10:38

Olá Cristina,

O grupo de Filosofia agradece o comentário e está receptivo a sugestões. Vamos fazer os possíveis por atender ao pedido sobre o cantinho do humor Philosófico. No entanto, já temos publicado posts que abordam essa temática.

Cumprimentos filosóficos

Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10

15

21
25
27



Filosofia
Local
mais sobre mim
pesquisar
 
Neste Momento
online
blogs SAPO