Este pretende ser um "espaço" público de partilha de ideias, um espaço de comunicação...

05
Mai 13

Numa época em que tudo parece estar subordinado aos valores materiais e os grandes interesses económico-financeiros parecem determinar os destinos dos povos, pode ser importante refletir sobre as relações entre a ética e a economia.

No seu livro Sobre Ética e Economia (Almedina), o filósofo e economista indiano Amartya Sen analisa as origens da economia.

Segundo Sen, "a economia teve duas origens muito diferentes, ambas relacionadas com a política, mas de maneiras diferentes, ligadas respetivamente, por um lado, à "ética" e, por outro, àquilo a que se pode chamar "engenharia" (...).

A primeira das duas origens da economia, relacionada com a ética e com uma visão ética da política, aponta assim para algumas tarefas incontornáveis da economia. (...) A outra origem, relacionada com a abordagem da "engenharia", é caracterizada pelo facto de se focar principalmente em questões logísticas e não nos fins fundamentais ou em questões como o que pode promover "o bem do homem" ou "como devemos viver". Os fins são vistos como já dados e o objetivo do exercício é encontrar os meios apropriados para os servir."

 

publicado por Carlos João da Cunha Silva às 21:47

Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

14
15
17
18

19
20
21
22
23
25

26
28
29
30
31


Filosofia
Local
mais sobre mim
pesquisar
 
Neste Momento
online
blogs SAPO