Este pretende ser um "espaço" público de partilha de ideias, um espaço de comunicação...

03
Jul 09

O coração tem razões que a razão desconhece”, sentenciava Pascal, físico, matemático e filósofo francês do século XVII. O que Pascal está a descartar com esta afirmação é a tradicional concepção de homem como animal (exclusivamente) racional.

Acreditamos, normalmente, que quando se trata de tomar decisões, fazemos escolhas racionais. Mas será que isso é verdade?

Recentemente, uma determinada marca de calções aumentou consideravelmente as suas vendas. Presume-se que esse aumento se deva ao facto de Cristiano Ronaldo, o melhor jogador de futebol do mundo na actualidade, também ele trajar a referida indumentária.

Os mecanismos psicológicos subjacentes ao comportamento das pessoas que passaram a usar calções daquela marca não podem ser considerados racionais. O que demonstra que o nosso raciocínio e capacidade de decisão têm defeitos provocados por "energias" mais ou menos inconscientes, resvalando, não raras vezes, para o domínio das emoções.

Profusamente conhecedora de tais mecanismos, a publicidade e o “marketing” dinamizam “convincentes” técnicas de persuasão. O seu discurso argumentativo assenta, porém, muitas das vezes, em conhecidas falácias, como a Falácia da Autoridade.

A falácia da autoridade consiste no aproveitamento que se faz do respeito que merecem determinadas personalidades, mas cujo saber ou competência é irrelevante para o tema em discussão.

Cristiano Ronaldo pode ser o melhor jogador do mundo na actualidade e usufruir de uma invejável conta bancária. Mas seria falacioso defender a boa qualidade de uma marca de calções, afirmando que Cristiano Ronaldo comprou e usa calções dessa marca.

publicado por Carlos João da Cunha Silva às 11:57

Ok.
Então mas como se define a boa qualidade de uma marca de calções?
ou... aliás, como se define a boa qualidade dos calções?

(pois temos que definir antes se interessa a marca ou se interessa a peça de roupa em questão: os calções)

Ainda: Quem é que definiu que todas as pessoas estão interessadas em comprar o que é de qualidade?

O que é qualidade?

etc etc etc

Parabéns pelo Blog e pela iniciativa (não tinha conhecimento)
Vânia a 24 de Dezembro de 2010 às 00:12

Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Filosofia
Local
mais sobre mim
pesquisar
 
Neste Momento
online
blogs SAPO