Este pretende ser um "espaço" público de partilha de ideias, um espaço de comunicação...

24
Mai 09

"Suponhamos que um enfermo grave, confiando na minha amizade, me pergunta pelo seu verdadeiro estado, já que o médico e os familiares lhe ocultam a verdade:

o que devo fazer neste caso?

Enganá-lo ou dizer-lhe a verdade? De acordo com a doutrina deontológica da obrigação moral, devo dizer-lhe a verdade, quaisquer que sejam as consequências; mas, de acordo com a teoria teleológica, devo enganá-lo tendo presente as consequências negativas que para o enfermo possa ter o conhecimento do seu verdadeiro estado.

As doutrinas deontológicas têm em comum o não derivar a obrigatoriedade do acto moral das suas consequências. As doutrinas teleológicas, por sua vez, colocam toda a obrigação moral em relação com as consequências".

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez, Ética

publicado por Carlos João da Cunha Silva às 01:45

O utilitarismo não garante a priori que devo mentir-lhe. Isso depende da avaliação (que deve ser imparcial) das circunstâncias e das consequências mais prováveis.
Carlos Pires a 24 de Maio de 2009 às 16:15

Caro Carlos Pires
Obrigado pelo comentário que se nos afigura correcto.
Claro que não é a priori que um utilitarista afirma que devemos mentir mas após ponderar as "consequências negativas que para o enfermo possa ter o conhecimento do seu verdadeiro estado", como afirma Vázquez.
O fundamento dos actos, para um utilitarista, não reside na intenção, como em Kant, a qual pode ser determinada aprioristicamente, mas nos fins ou consequências desses mesmos actos. Este é, aliás, o problema do consequencialismo, como refere J.R. Ayllón em Luces en la Caverna: "a impossibilidade de prever perfeitamente as consequências de todos os actos humanos", para além de permitir actos normalmente considerados imorais, como a guerra ou a mentira, desde que as suas consequências sejam "boas".
Saudações cordiais,
Carlos Silva

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
14
15

18
19
20
23

30



Filosofia
Local
mais sobre mim
pesquisar
 
Neste Momento
online
blogs SAPO