Este pretende ser um "espaço" público de partilha de ideias, um espaço de comunicação...

19
Nov 08

 

Em 2002, quando a UNESCO celebrou pela primeira vez o Dia da Filosofia, o objectivo que estava por detrás desta iniciativa era encorajar todos os povos de diferentes partes do mundo a partilharem a sua herança filosófica com outros e a abrirem os seus espíritos a novas ideias, promovendo um debate público entre intelectuais e a sociedade civil sobre os desafios que as nossas sociedades enfrentam hoje em dia.
Em 2005, o Dia da Filosofia ficou inscrito na lista dos Dias Mundiais proclamados pelas Nações Unidas. Marrocos foi o país que tomou a iniciativa de propor a proclamação de um Dia da Filosofia.
 

"A filosofia, juntamente com as outras ciências humanas e sociais, desempenha uma função essencial para nos ajudar a apreender de modo mais satisfatório a complexidade do nosso mundo, feito de interacções activas e dissimétricas, transferências e intercâmbios. Ela pode ter este papel ao interrogar de uma forma lúcida e exigente as nossas construções sociais da realidade, os nossos mundos imaginários, os nossos mitos e os nossos símbolos. Pode fazê-lo também explicando os dispositivos e mecanismos de racionalidade que dão origem às guerras, aos conflitos e aos sofrimentos, sem os reduzir a meras fatalidades.”
 
“Este dia deve ser dedicado ao diálogo e a encontros, e servir assim para estabelecer ou restabelecer entre as comunidades e nações os vínculos filosóficos e intelectuais às vezes quebrados, outras vezes esquecidos.”
Mensagem do Senhor Koïchiro Matsuura, Director-Geral da Unesco
Por ocasião do Dia Mundial da Filosofia – 16 de Novembro de 2006

 

publicado por Carlos João da Cunha Silva às 21:42

Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
15

16
21

23
24
28



Filosofia
Local
mais sobre mim
pesquisar
 
Neste Momento
online
blogs SAPO