Este pretende ser um "espaço" público de partilha de ideias, um espaço de comunicação...

25
Jan 09

De como as crenças e valores - religiosos, neste particular -  e a cultura em geral, condicionam e determinam a nossa acção:

O Hinduísmo defende a crença na transmigração das almas. A alma depois de morta passa a uma forma de vida superior ou inferior, segundo o comportamento da pessoa durante a sua existência. As reencarnações da alma, ou metempsicose, terminam quando se alcança uma forma de vida tão elevada que se chega já ao estado de união com a alma universal (Brama). As ideias de metempsicose influenciaram algumas teorias filosóficas gregas  (Pitágoras, Platão).

Como consequência da crença na transmigração das almas, o hinduísmo tem um sistema de castas que classifica os homens em estritos agrupamentos de categorias. O prémio e o castigo para as boas e más acções implicam que a pessoa renasça numa existência melhor ou pior, no caminho em direcção à fusão com Brama. O respeito pela vida em todas as suas formas reside na crença de que mesmo o bicho menor pode ter sido um homem.

(Reler: Fédon, de Platão)

publicado por Carlos João da Cunha Silva às 16:35

Na minha opiniao o hinduismo é e continua sendo uma religiao onde aprendemos um pouco dos seu valores e dos valores da vida...!!:)
camila salvatore a 21 de Outubro de 2012 às 20:32

Tava procurando um site pro meu trabalho e achei esse super informativo e é o que eu preciso para apresentar e falar um pouco dessa religião e os seus valores
Camila a 26 de Setembro de 2013 às 20:01

Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

14

23

31


Filosofia
Local
mais sobre mim
pesquisar
 
Neste Momento
online
blogs SAPO