Este pretende ser um "espaço" público de partilha de ideias, um espaço de comunicação...

28
Dez 08

 

 

 

Conforme foi oportunamente publicitado, realizou-se, no passado dia 15 de Dezembro do corrente ano de 2008, no auditório da Escola E.B. 2,3/S. de Moimenta da Beira, uma palestra dinamizada pelo professor Tiago Pita, presidente da Assembleia-Geral da Associação de Aconselhamento Ético e Filosófico em Portugal, alusiva ao tema “Para Que Serve a Filosofia?”.

A referida palestra decorreu no âmbito da comemoração do “Dia da Filosofia”.  
Nas suas linhas essenciais, o professor Tiago Pita iniciou a sessão com a divulgação de algum material bibliográfico, específico da temática em análise.
“Da mesma forma que a Medicina de nada serve se não expulsar as doenças do corpo, também a Filosofia de nada serve se não expulsar o sofrimento da mente”, prosseguiu o professor, citando Epicuro. De seguida, apelou no sentido do regresso ao espírito inicial da Filosofia: a teoria deveria aplicar-se a orientar a prática quotidiana e esta deveria esclarecer e actualizar aquela.
Posto isto, referiu alguns focos de atenção da Filosofia, na actualidade, tendo mencionado, nomeadamente, questões de natureza ética, questões relacionadas com o sentido da nossa existência assim como questões de “Vida ou Morte”.
Dada a escassez de tempo disponível e perante um entusiástico auditório constituído, na sua maioria, por alunos da disciplina de Filosofia dos 10.º anos, o orador orientou o seu discurso no sentido de que a Filosofia pode desempenhar um papel útil no aconselhamento, fazendo com que cada sujeito viva melhor. Este aconselhamento é distinto, referiu, do aconselhamento psicológico, psiquiátrico e psicanalítico, na medida em que visa ajudar sujeitos ditos “normais” com problemas “normais”.
Tiago Pita encerrou a palestra identificando domínios de aplicação do aconselhamento filosófico.
Aqui fica o registo, e mais uma vez, do endereço electrónico da Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico:
O Grupo de Filosofia
publicado por Carlos João da Cunha Silva às 00:56

Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10

15

21
25
27



Filosofia
Local
mais sobre mim
pesquisar
 
Neste Momento
online
blogs SAPO